Fundo de aval para as micro e pequenas empresas - Fampe

  • Marcar favorito
  • Marcar guia
  • Imprimir

Para suprir a carência de garantias, uma das maiores dificuldades ao acesso das micro e pequenas empresas ao crédito, o Sebrae instituiu o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas - FAMPE, se dispondo a ser avalista em operações contratadas pelas Micro e Pequenas Empresas.

Não funciona como seguro de crédito. Sua finalidade está restrita ao complemento às garantias exigidas pelas instituições financeiras, não substituindo, portanto, a necessidade de outras. 

Sua contratação, não exime a empresa das responsabilidades de pagamento do empréstimo ou providências adotadas pelo agente financeiro para a recuperação do crédito.  Também não implica no aceite do banco provedor do financiamento ao fundo. 

O FAMPE garante até 80% do financiamento nas modalidades: aquisição de equipamentos, instalações, veículos utilitários e obras civis necessárias à implantação, modernização, ampliação ou relocalização da empresa, inclusive o capital de giro associado. 

Os valores máximos da garantia são de 150 mil reais, para capital de giro puro; 60 mil reais, para exportação (fase pré-embarque); 300 mil reais, para  desenvolvimento tecnológico e inovação. 

Fique por dentro das novidades do Sebrae / RN nas redes sociais: