Venda de panetones incrementa receita de panificadora em R$ 1 mil ao dia Foto:Divulgação

Os sabores lucrativos de um natal empreendedor

23/12/2014 às 17:00
  • Marcar favorito
  • Imprimir

Nathalia Aires e Sandra Monteiro

Natal – Chocolates, panetones e outras guloseimas que não podem faltar seja na ceia natalina ou no cardápio da virada do ano fazem o natal de muitos empreendedores no Rio Grande do Norte. O setor de alimentos figura como um dos filões nesse período. Atentos às demandas da data, proprietários de pequenos negócios apostam na produção para atender a tantos pedidos.

A tradição dos encontros em família associado à demanda crescente de consumidores ávidos por comodidade criam um ambiente favorável para a prestação de serviços como o preparo de ceias de natal em domicílio. A Microempreendedora Individual (MEI) mossoroense Franciene Nogueira entende bem deste assunto. Ela trabalha no segmento de buffet e, durante esta época do ano, eleva o faturamento da empresa em até 40%.

O natal se transforma em uma verdadeira festa para o negócio da família. “O período é ótimo para faturar um extra e começar o ano novo no azul. Aumento o faturamento em 40%, e os números poderiam ser ainda maiores. É que estou evitando pegar uma quantidade muito grande de encomendas”, detalha.

Com cardápio flexível, composto por diversas opções de entradas, pratos principais e sobremesas, os valores variam de acordo com as escolhas e a quantidade de pessoas que serão servidas. Para este ano, Franciene conta que um dos destaques tem sido as encomendas apenas de pratos principais, como peru e lombo. “Tem algumas pessoas que estão buscando esta opção. Preparam o restante da ceia e encomendam apenas o prato principal, que tem o preparo mais demorado”, frisa.

A empresária conta que ao longo de todo o ano buscou participar de capacitações, tanto para melhorar e diversificar o cardápio quanto para se destacar em aspectos como gestão e atendimento ao cliente. “O consumidor está muito exigente e precisamos sempre melhorar. Fiz vários cursos durante o ano, e isso traz resultados bem positivos na procura pelos meus serviços. A procura só cresce e os negócios agradecem”, comemora.  

E a empreendedora está no caminho certo. De acordo com o gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae no Rio Grande do Norte, Edwin Aldrin da Silva, para empreender bem, é preciso estar capacitado e ter visão de mercado. Para aproveitar as oportunidades que surgem com o natal, não basta apenas oferecer produtos buscados pelo consumidor. “Os empreendedores precisam estar preparados do ponto de vista de produção, compreender como o mercado se comporta e, principalmente, entender as necessidades dos clientes. É preciso oferecer não apenas o que eles pedem, mas ofertar o que de fato eles precisam. Quem consegue isso tende a faturar mais”, garante Edwin Aldrin.

Doce natal

O entendimento do que a clientela gostaria de encontrar no estabelecimento levou a empresária Célia Regina, proprietária da panificadora Delícia de Pão, situada em Morro Branco, em Natal, a incrementar o mix de produtos com panetones diferenciados.  Desde o início de novembro, a padaria disponibiliza para a clientela variados sabores de panetones, que vai do tradicional ao trufado e com gotas de chocolates, além da tradicional rabanada e bolos de frutas.

“Esse ano, além de oferecermos os panetones tradicionais de 400 gramas, estamos disponibilizando um mini-panetone de 100 gramas”, diz, explicando que o produto foi criado a partir da demanda. A produção acumulada de 600 quilos do artigo natalino já garantiu um acréscimo no faturamento em cerca de R$ 1 mil por dia, comparado aos outros meses.

Apelo pelo doce sabor também faz um natal mais lucrativo para a microempreendedora Chris Gentil, que lançou a marca Chocoterapia em outubro e já coleciona 1,5 mil seguidores na rede Instagram. Isso porque ela produz brigadeiros gourmet e doces finos. “Nem imaginava que a recepção seria tão boa. Em dezembro, a minha produção encerrar o mês com um crescimento de 100%, pois estou com diversas encomendas e trabalhando num ritmo bem pesado”, festeja.

Contatos das empreendedoras:
Célia Regina (Delícia de Pão) – 84 3201-9077 | 8877-1041
Chris Gentil (Chocoterapia) – 84 9702-6433 | 9948-7942
Franciene Nogueira (ceias natalinas e buffet) - 84 8806-0709



Leia mais: Agência Sebrae de Notícias

Fique por dentro das novidades do Sebrae / RN nas redes sociais: