Atividades culturais tradicionais das duas localidades receberão estímulos - Foto: Joanisa Prates.

Projeto do Sebrae incentiva economia criativa nos bairros

03/03/2016 às 16:30
  • Marcar favorito
  • Imprimir

Natal – O potencial cultural, artístico e criativo de algumas localidades da capital potiguar receberá estímulos para se desenvolver e gerar novos negócios com o projeto Territórios Criativos. A iniciativa foi, idealizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e conta com o apoio técnico e pedagógico do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH). O projeto será lançado na próxima terça-feira (8) nas Rocas e, no dia seguinte, na vila de Ponta Negra. Esses bairros foram escolhidos em função da diversidade cultural, turística e gastronômico das duas comunidades.

O projeto faz parte da estratégia do Sebrae para criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento dos pequenos negócios nos territórios onde atua, incentivando o empreendedorismo, ancorado em processos produtivos de base criativa.  A ideia do projeto é, ao longo de um ano, trabalhar fortalecer a economia criativa da localidade, com capacitações e apoio à qualificação para o desenvolvimento de produtos e serviços criativos pelos agentes locais.

A solenidade de lançamento do Projeto Rocas Território Criativo está marcada para as 19h, na quadra de esportes do colégio estadual Café Filho. Na ocasião, serão detalhadas as ações previstas para o bairro e também haverá apresentações culturais. Artistas e grupos das Rocas vão mostrar o que o local tem de melhor em termos criativo. Já o lançamento do Projeto Vila Território Criativo será no Centro Pastoral da Vila de Ponta Negra, a partir das 18h. Assim como nas Rocas, estão programados o detalhamento das ações a serem desenvolvidas na área e apresentações culturais, como uma mostra da potencialidade cultural e criativa do local.

Com a implementação das ações, espera-se o fortalecimento e a organização socioprodutiva desses territórios, com alinhamento de propósitos coletivos, de modo a contribuir para que se firmem, de maneira qualificada, como polos criativos reconhecidos em Natal.

De acordo com a gestora do projeto no Sebrae-RN, Cátia Lopes, incentivar a expansão da economia criativa é uma estratégia fundamental para o empoderamento socioeconômico dos territórios. “Isso se consegue através da promoção da expressividade como uma dimensão básica da dignidade, da inclusão social e do pleno exercício das liberdades”. Para Cátia Lopes, o fomento de negócios criativos inclusivos e com foco na sustentabilidade contribui para inserção socioprodutiva de pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Atuação

As capacitações promovidas pelo IADH são direcionadas para impulsionar a criatividade, qualificando o fazer local e organizando produtos. Isso porque os empreendimentos criativos proveem oportunidades ideais para a inclusão social, utilizando mão de obra diversificada, engajando comunidades desfavorecidas e permitindo às pessoas usar talento e inovação para brilhar.

O IADH é um dos maiores especialistas no setor de economia criativa do Brasil, com foco na abordagem do desenvolvimento territorial. Acumula experiências com cases de sucesso em áreas de vulnerabilidade social, desenvolvendo o potencial criativo de agentes locais.

O setor de economia criativa engloba o conjunto de atividades que têm a criatividade, a habilidade e os talentos individuais como componentes essenciais, estando diretamente inseridos no processo produtivo como patrimônio (material, imaterial, museus, arquivos), expressões culturais (artesanato, artes visuais, cultura popular/indígena/afro/urbana), espetáculos (dança, música, circo, teatro, manifestações folclóricas), audiovisual e impresso (vídeo, cinema, publicações, mídia impressa, literatura, Imprensa, Internet), criações funcionais (design, moda, arquitetura, artes digitais, gastronomia), turismo etc.



Serviço:

rn.agenciasebrae.com.br
Call Center: 0800 570 0800
facebook.com/SebraeRN

twitter.com/SebraeRN
instagram.com/SebraeRN
youtube.com/SebraeRN

Fique por dentro das novidades do Sebrae / RN nas redes sociais: