Sebrae faz parceria para instalação de parque do Metrópole Digital

14/03/2016 às 16:45
  • Marcar favorito
  • Imprimir

Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinam nesta terça-feira (15) um termo de cooperação técnica para prestar apoio ao Parque Tecnológico Metrópole Digital, que deverá ser instalado no entorno do campus. A solenidade de assinatura do protocolo de intenções está prevista para as 10h, no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD).

A ideia do convênio é criar e compatibilizar formas de apoio à operacionalização do parque, através das ações voltadas para os pequenos negócios que venham a se instalar no parque tecnológico ou que sejam assistidas pela Incubadora INOVA Metrópole do IMD - como mecanismo de estímulo ao empreendedorismo, a inovação e a geração de novos negócios. Além disso, o Sebrae participaria da definição das ações a serem desenvolvidas.

Segundo o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco Cabral Freire,  serão beneficiadas pelo convênio, além das pequenas empresas que vierem a se instalar no parque, as empresas incubadas e pré-incubadas assistidas pela Incubadora Inova Metrópole, que integra o Programa de Incubadoras do Sebrae, desde 2010. A proposta é estimular o uso intensivo de Tecnologia da Informação (TI), a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas.

De acordo com o termo do convênio, o Sebrae deverá participar das instâncias deliberativas do futuro Parque Tecnológico Metrópole Digital e divulgar as atividades desenvolvidas de forma ampla. A instituição fica ainda encarregada de contribuir efetivamente com a operacionalização do parque, oferecendo suporte de capacitação e consultoria de gestão e tecnológica, bem como, apoiar no processo de seleção de propostas de empreendimentos a serem apoiados.

“Vamos ofertar capacitação e consultorias nas áreas de plano de negócios, gestão e inovação tecnológica para as empresas incubadas, além de suporte às corporações atraídas para se instalar no Parque Tecnológico Metrópole Digital”, explica Bosco Freire.

Atualmente, através da parceria do Sebrae com o IMD, 23 empresas estão participando da incubação. Nessa fase, que tem duração de até três anos, as empresas contam com uma sala individual, com toda infraestrutura, e assessoria em todas as dimensões do negócio, contábil, de mercado e de gestão. Além de uma equipe de psicologia que estuda o perfil empreendedor dos integrantes das empresas incubadas, os empresários podem também utilizar um Datacenter, salas de reunião, área de treinamento e laboratórios instalados numa área de aproximadamente 10 mil metros.

A Inova Metrópole Digital faz parte do Instituto Metrópole Digital, instalado na UFRN, tem capacidade para atender até 50 empresas inovadoras e que desenvolvem ou fazem uso intensivo de Tecnologia da Informação (TI).



Serviço:

rn.agenciasebrae.com.br
Call Center: 0800 570 0800
facebook.com/SebraeRN

twitter.com/SebraeRN
instagram.com/SebraeRN
youtube.com/SebraeRN

Fique por dentro das novidades do Sebrae / RN nas redes sociais: