Ao lado de Carlos von Sohsten, empreendedores apresentaram a ferramenta na Campus Party Foto:Agência Sebrae

Startup potiguar cria plataforma para geração de boletos automáticos

06/03/2015 às 20:45
  • Marcar favorito
  • Imprimir

Kelvin Oliveira

Natal - Uma das formas mais fáceis de pagamentos, os boletos, já podem ser gerados manualmente por qualquer empresa ou cliente por e-mail, com rapidez, praticidade e segurança. A faceta vem de um grupo de empreendedores digitais, formado por Gilmar Leitão, Rômulo Augusto e Gabriel Guimarães, que teve a ideia de criar o Boleto Cloud, uma plataforma virtual capaz de gerar, emitir boletos e até permite o acesso da segunda via do documento pela internet totalmente atualizado. O projeto digital é uma das startups atendidas pelo Projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sebrae no Rio Grande do Norte (Protic).

A proposta do Boleto Cloud é oferecer suporte, com sistemas de informação automatizados às empresas que usam o comércio eletrônico. O modelo permite que as instituições economizem tempo e reduzam gastos com mão de obra no desenvolvimento de funcionalidades relacionadas a boletos, já que a ferramenta dispõe de uma Interface de Programação de Aplicativos (API). A plataforma funciona há nove meses e surgiu após os idealizadores da startup perceberem a dificuldade enfrentada pelos clientes das empresas em automatizar o processo de cobrança no que se refere a geração de boletos.

O usuário pode fazer uso da plataforma quando tem uma conta bancária habilitada a emitir boletos. Para isso, o usuário deve ter contratado junto ao banco um serviço que permita a emissão de boletos bancários e o recebimento do pagamento em uma conta bancária própria. Em seguida, é só emitir boletos e optar entre um dos dois planos oferecidos pelo ambiente virtual: grátis ou pago.

O plano grátis permite que os emissores utilizem funcionalidades que vão agilizar o dia a dia, emitindo e enviando boletos por e-mail ou fazendo o controle via arquivo de retorno ou emitindo boletos através do sistema API. Neste plano, também é oferecido um serviço de personalização, em que através de um modelo de boleto padrão, a pessoa ou instituição tem sua marca exibida no documento. Já o plano pago possui todas as funcionalidades do plano grátis. No entanto, permite que os boletos sejam totalmente personalizados.

A iniciativa que começou em passos lentos, mas hoje já conta com mais de 3 mil usuários inscritos, entre profissionais autônomos, startups, pequenas e médias empresas, além de pessoas físicas. De acordo com o responsável pela startup, Gabriel Guimarães, a personalização em boletos é uma inovação no mercado. “Com este tipo de boleto, as empresas podem fazer uso de uma poderosa ferramenta de comunicação, utilizando de espaços de alta visibilidade e atenção de seus clientes, onde é possível promover seus produtos, divulgar seus serviços e fortalecer a relação com seu próprio cliente. Se uma imagem vale mais que mil palavras, um boleto personalizado vale mais que mil e-mails ou panfletos”, explicou o empreendedor. 

Campus Party

Em fevereiro desse ano, a equipe do Boleto Cloud participou do maior evento tecnológico do mundo, aCampus Party. A cada edição, o evento reúne milhares de pessoas nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital, em São Paulo. “Foi uma experiência enriquecedora. Ficamos surpresos com a quantidade e qualidade dos conteúdos apresentados lá. Conhecemos empresas para fazer parcerias, trocamos experiências com outros empreendedores e o Sebrae-RN tem nos apoiado bastante com cursos e em sua sede e proporcionando networking entre os empreendedores, além da ajuda de custo que é fundamental”, destacou Gabriel.

A próxima parada da equipe será na Conferência Anual de Startups e Empreendimentos (CASE) – que acontecerá no mês de novembro, também em São Paulo. A startup também pretende participar de eventos promovidos pelo Sebrae, como a Feira do Empreendedor e rodadas de negócios. “Ao participar desses eventos, podemos aprimorar a plataforma. Nossa meta é fechar o ano com um milhão de boletos emitidos, pois sabemos que muitas dessas funcionalidades facilitarão ainda mais a vida das pessoas”, diz Gabriel Guimarães.

Em 2015, o Sebrae no RN vai oferecer aos jovens empreendedores ações como capacitação, palestras e rodadas de negócios para fortalecer ainda mais o núcleo de investidores para integrar junto às startups. "Nosso objetivo é estimular o público jovem que está nos cursos técnicos e tecnológicos a pensar possibilidades de negócios com os conhecimentos tem", disse o gestor do Protic, Carlos von Sohsten.


Leia mais: Agência Sebrae de Notícias

Fique por dentro das novidades do Sebrae / RN nas redes sociais: